Sua avaliação: Nada Sua avaliação: 2.7 (6 votos)

Lago de Itaipu

Um espetáculo para olhar, navegar e lembrar para sempre

Imagine um imenso lago circundado por belíssimas praias em plena Costa Oeste do Brasil, a milhares de quilômetros do litoral. Mas não fique só na imaginação, pois o Lago de Itaipu merece um capítulo à parte em qualquer lista de grandes atrativos do mundo.

 

Aqui você vai encontrar não apenas intensas belezas, mas atividades e eventos capazes de agradar a pessoas de todas as faixas etárias e personalidades.

De esportes radicais ao sossego absoluto, existem motivos de sobra para fazer esse passeio inesquecível. E tudo isso sobre a imensidão misteriosa do Aquífero Guarani.
Venha!

 

Um colosso das águas, três vezes maior que a Baía da Guanabara

 

O Lago de Itaipu nasceu em 1982, para formar o reservatório da Usina de Itaipu, na fronteira Brasil-Paraguai.

Contando apenas a margem brasileira, ele se estende por mais de 170 quilômetros ao norte, unindo-se ao Parque Nacional de Ilha Grande, entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.

São 1.350 km de espelho d’água que os 16 municípios brasileiros banhados pelo lago aproveitaram para potencializar sua vocação turística.

A cada dia surgem novos atrativos, que hoje englobam esportes náuticos, diversões aquáticas, águas termais, praias artificiais, pesca, eventos esportivos e culturais, além de uma variada programação de animadíssimas festas regionais, muitas delas com fortes referências das culturas alemã, italiana e guarani.

 

As cidades vizinhas e suas atrações.
Preparadas para receber você.

 

Com o passar do tempo e a ação da natureza, as praias do Lago de Itaipu hoje nem parecem que um dia foram artificiais.

Milhares de moradores e visitantes aproveitam suas águas doces e calmas em terminais turísticos de acesso público de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.

Um contingente que cresce a todo ano, seja para brincar na areia e pegar uma cor no sol generoso da região, aproveitar os charmosos passeios a bordo do Kattamaram, ou, ainda, para participar de grandes eventos esportivos, como, para ficar apenas em um exemplo, a travessia de 5 km de natação na etapa da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas.

Não deixe de visitar a cidade de Santa Helena, que abriga o maior dos terminais turísticos, com completa estrutura de lazer de 86 hectares, praia, quiosques, bosque, atracadouros, restaurante, área para camping e boas novidades acontecendo o ano inteiro.

 

Itaipulândia, o paraíso das águas termais.

 

Em Itaipulândia, bem perto de Foz do Iguaçu, você pode usufruir das águas relaxantes, curativas e regeneradoras extraídas diretamente do Aquífero Guarani.

 

Desse imenso reservatório subterrâneo vem a matéria prima privilegiada para um dos mais maiores e mais bem estruturados centros de diversões aquáticas do Brasil.

 

Em uma área de mais de 260 mil m² você vai encontrar os mais diversos atrativos e terá o privilégio de se banhar em água termal a 42 graus, captada de grandes profundidades, riquíssima em sais minerais, muitos deles raros na superfície.

 

Entre muitas outras atrações do Parque Aquático Termal de Itaipu destacam-se a piscina de ondas, os toboáguas gigantes Camicase, Queda Livre e Caracol, a montanha-russa aquática, o playground cênico, uma piscina coberta com 800 m², os bares molhados e os rios, lento e selvagem, para percorrer com boias infláveis.

 

Espaços para brincar de pescaria e pescar a sério.

 

O Lago de Itaipu tem centenas de pontos para pescaria e os peixes mais frequentes em suas águas são tucunaré, corvina, barbado, traíra, dourado e piau.

Ali você pode experimentar sua sorte de principiante ou juntar-se aos adeptos da pesca esportiva em animados torneios promovidos durante todo o ano em vários municípios do entorno do lago.

 

Curiosidades

 

-O Aquífero Guarani ocupa uma área subterrânea de 1 200 000 km², o equivalente a duas vezes o tamanho da França.

 

-Ele contém 37 mil quilômetros cúbicos, ou seja, 37 mil vezes um trilhão de litros de água.

-Sozinho, ele seria capaz de abastecer a população do Brasil por 2.500 anos e a de todo o mundo por 200 anos.

 

-Sua espessura média é de 250m e a profundidade máxima até agora registrada é de 1.500m.

-Ele foi formado no período Triássico, há cerca de 220 milhões de anos.

-Seu nome homenageia o povo guarani que, até a chegada dos colonizadores europeus, ocupava grande parte do território do aquífero.

 

-As terapias baseadas nas propriedades medicinais e terapêuticas das águas termais já eram reconhecidas desde a antiguidade por gregos e romanos.

 

-O turismo termal representa mais de um terço do movimento turístico internacional e tem fortes bases em países como França, Suíça, Israel e Turquia. Entre os destinos emergentes, a região de Foz do Iguaçu vem se destacando cada vez mais, graças à excelente estrutura

 

 

http://www.adeturcataratasecaminhos.org.br/



Galeria

Compartilhe

Qual sua opinião sobre este atrativo de Foz Iguaçu? Diga nas redes sociais:

Parceria
FOZ DO IGUAÇU DESTINO DO MUNDO | Política de privacidade | Desenvolvido com Drupal 6.1 IMAM