Macuco Safari 2017-07-07T07:36:39+00:00

O maior de todos os banhos de cachoeira fica sob as Cataratas!

“Único!” “Emocionante!” “Inesquecível!”. Encharcados e cheios de energia ao final do passeio de barco do Macuco Safari, muitos visitantes não economizam adjetivos para definir sua experiência. Há quem diga que ir às Cataratas do Iguaçu e não fazer essa emocionante navegação é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. A comparação faz sentido. O programa todo dura cerca de duas horas e tem seu clímax no trecho que se percorre a bordo de um barco inflável que, movido por motores potentes, serpenteia Rio Iguaçu acima, até chegar às mais espetaculares duchas oferecidas pela natureza. É ali, literalmente sob algumas quedas das Cataratas, que o visitante toma um banho de cachoeira que tem tudo para grudar em sua memória como uma tatuagem, para toda a vida.

Tudo começa com um passeio pela floresta

Depois de entrar no Parque Nacional do Iguaçu o visitante salta na segunda parada do ônibus panorâmico de onde sai o passeio do Macuco Safari (pago à parte). Depois segue numa carreta puxada por carro elétrico por uma trilha que corta a Mata Atlântica. Guias explicam detalhes sobe a flora e a fauna e o papel dos animais na manutenção de algumas espécies vegetais ameaçadas, como o palmito-juçara. Os últimos 600 metros são feitos a pé, por passarelas de madeira e caminhos de pedra até uma estrutura de apoio que fica pouco antes do embarcadouro. Use um dos armários de aluguel para deixar a muda de roupa seca que você usará depois do passeio e tudo o que não queira molhar. Se quiser levar sua câmera a bordo, não se esqueça de apanhar no atracadouro um saco plástico para protegê-la.

Na navegação, rio acima, a prévia do que está por vir

O embarque em botes infláveis de aproximadamente 8 metros — cada um com dois motores de 150 cavalos — é feito no Rio Iguaçu a cerca de 4 quilômetros das Cataratas. No caminho, rio acima e contra a corrente, o barco vence redemoinhos e corredeiras. À medida em que se avança pelo cânion, os visitantes vão ficando cada vez mais entusiasmados com os movimentos ousados da embarcação, uma espécie de aquecimento para o que está por vir.

Prenda a respiração e, se quiser, grite à vontade!

Haverá uma breve pausa quando se chega a um ponto em que se pode ver as quedas bem de perto, despencando toneladas de água desde o alto das rochas, sem parar. É hora de fazer uma foto. Mas não demore. Você logo perceberá que, de um instante para outro, os dois tripulantes estão totalmente cobertos por grossas capas de chuva profissionais (e você não). É nesse momento que o piloto conduz lentamente o barco para debaixo de um dos saltos. Primeiro, embarcação e passageiros são tomados por uma espessa névoa. Depois, por uma forte e fria ducha. Os visitantes prendem a respiração por um momento e alguns gritam a plenos pulmões. É uma sensação inesquecível. O banho dura apenas alguns minutos. E se repete mais duas vezes. Chega então a hora de retornar ao atracadouro.

De observador a participante das forças da natureza

“A água é a força que move toda a natureza”, sentencia uma frase atribuída a Leonardo da Vinci. O passeio de barco no Macuco Safari dá ao visitante uma boa oportunidade de experimentar essa máxima em toda a sua extensão, não só como observador, mas principalmente, como parte da natureza. É o que se percebe durante o deslocamento de barco sobre as corredeiras, admirando as enormes colunas de água a partir de um ângulo pouco usual — de baixo para cima. E, finalmente, sentindo na própria pele a refrescante energia das poderosas “duchas” que despencam pelas rochas das Cataratas do Iguaçu, uma das maiores maravilhas do mundo.

Voltar

Receba nossa Newsletter