Sua avaliação: Nada Sua avaliação: 4.5 (6 votos)

Usina de Itaipu

A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta

Se o Rio Iguaçu abriga uma das sete maravilhas da natureza, no Rio Paraná, a apenas 38 quilômetros de distância, está uma das sete maravilhas da engenharia, segundo a lista elaborada pela Associação de Engenharia Civil dos Estados Unidos, após ouvir especialistas do mundo inteiro: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, empreendimento conjunto de brasileiros e paraguaios.
 

Responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo paraguaio, Itaipu é gigantesca em todos os sentidos. Maior do mundo em volume de geração de energia elétrica, Itaipu é formada por uma barragem de 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.
 

A construção consumiu 12,3 milhões de metros cúbicos de concreto, suficientes para construir 210 estádios de futebol como o do Maracanã, no Rio de Janeiro. O ferro e o aço utilizados permitiriam a construção de 380 torres semelhantes à Eiffel, de Paris.
 

O vertedouro da usina, que tem como função descarregar a água não utilizada para geração, tem capacidade para verter 62,2 mil m³/s, 40 vezes mais do que a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
 

Além do gigantismo, Itaipu, desde sua origem, manifestou cuidados com a preservação ambiental. No período de formação do reservatório, que se espalharia por uma área de 1.350 km², uma grande operação retirou animais das áreas que seriam inundadas, para serem devolvidos posteriormente à natureza, em um dos muitos refúgios biológicos e reservas criados por Itaipu.
 

Construída em uma área que já havia sido devastada, no lado brasileiro, pela prática agrícola, Itaipu lançou o maior programa de reflorestamento já desenvolvido no mundo por um empreendimento hidrelétrico, com o plantio de mais de 20 milhões de mudas de árvores nativas na faixa de proteção do reservatório.
 

As ações também compreendem a recuperação de córregos e nascentes em toda a Bacia do Paraná 3, área de influência direta ou indireta no reservatório.

 

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br

Brasil: 0800 645 4645 / reservas@turismoitaipu.com.br

 

Visitas à Usina
 

Aberta à visitação em 1977, quando ainda estava em obras, a Usina de Itaipu recebeu, desde aquele ano, cerca de 16 milhões de visitantes, pelas margens brasileira e paraguaia.
 

Com a criação do Complexo Turístico Itaipu, as visitas no lado brasileiro foram divididas em três tipos de passeios:

 

Circuito Especial: Permite a visita ao interior da barragem, em ônibus especial. Antes do passeio, o visitante assiste a um filme sobre Itaipu. O atendimento é feito por monitores bilíngues, com roteiro para acompanhamento.

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br

Brasil: 0800 645 4645 / reservas@turismoitaipu.com.br

Paraguai: (061) 599-8040 / fax: (061) 599-8045


 

Visita Panorâmica: Feita em ônibus de dois andares (double deckers), a visita conta com paradas estratégicas, para se ter as melhores visitas da Usina, como no mirante central de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro.
 

Os ônibus garantem maior acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e facilitam fazer imagens ou fotografias. Antes da saída, é exibido um documentário sobre Itaipu, no cinema do Centro de Recepção de Visitantes. A visita dura aproximadamente 1h30.
 

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br


 

Iluminação da Barragem: Com uma trilha sonora especial, a barragem é iluminada gradativamente por um complexo de refletores e luminárias. Ao final, no contraste das luzes com a escuridão da noite, a usina iluminada parece ainda maior. O visitante acompanha o espetáculo do mesmo mirante central de onde se pode ver à distância o funcionamento de Itaipu durante o dia.


 

Test-drive Veículo Elétrico: Os cenários da usina podem ser conhecidos de forma exclusiva: ao volante de um veículo elétrico, silencioso e não poluente.
 

O test-drive do veículo elétrico, um dos protótipos montados na própria usina, permite levar o motorista e até dois convidados, que poderão se revezar ao volante.
 

O passeio, semelhante ao da Visita Panorâmica — cerca de 20 km —, é acompanhado por um monitor, que dará detalhes sobre a usina, o percurso que está sendo percorrido, o Projeto Veículo Elétrico e as ações ambientais de Itaipu.
 

Antes de embarcar no VE, os visitantes assistem ao vídeo institucional de Itaipu. A bordo do carro elétrico, os visitantes passarão pelo Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Condutos Forçados, Topo da Barragem de Concreto e Barragem de Enrocamento.
 

Para dirigir o veículo elétrico é obrigatório portar Carteira de Habilitação dentro do prazo de validade e assinar um termo de responsabilidade. Todos os dias, às 9h, 10h, 14h e 15h.

 

 

Passeio de Kattamaram: Navegar pelas águas tranquilas do imenso lago formado com a construção da usina de Itaipu a bordo do barco Kattamaram é um dos inesquecíveis passeios que você pode vivenciar em Foz do Iguaçu.

 

Os passeios de barco, com duração de pouco mais de uma hora, são o novo atrativo do Complexo Turístico Itaipu. São quatro saídas diárias, pela manhã e à tarde – e, na sexta-feira e no sábado, há também um passeio noturno, depois da apresentação da Iluminação da Barragem.

 

A saída é do Porto Kattamaram, dentro da área da usina, que está incluído no roteiro da Visita Panorâmica e do Circuito Especial. O porto conta com restaurante, píer e um deck de onde pode ser apreciada a paisagem do Lago de Itaipu.

 

O passeio de Kattamaram obedece a todas as normas de segurança. O trajeto é georreferenciado e demarcado por boias que contam com iluminação noturna, garantindo total segurança dos turistas. O passeio conta, ainda, com as mesmas coberturas de seguro individual já proporcionadas aos visitantes nos demais atrativos de Itaipu.

 

A embarcação, de 35 metros de comprimento e capacidade para 200 pessoas, possui uma infraestrutura completa, com convés coberto, bar americano, espaço para shows e solário. São diversas opções de passeios para até 200 pessoas por viagem.

 

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br

Brasil: 0800 645 4645 / reservas@turismoitaipu.com.br


 

Refúgio Biológico Bela Vista
 

Unidade de proteção ambiental, criada por Itaipu nos anos 1970, para receber animais desalojados pela formação do reservatório. Ali são feitas pesquisas sobre fauna e flora, o que inclui a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a produção de mudas florestais.
 

No refúgio, o visitante pode percorrer trilhas em meio à mata para ver de perto, em viveiros, animais como a onça-pintada, o macaco-prego e o gambá, nativos da região do reservatório.
 

Ou, ainda, ver espécies florestais como o cipó guaimbê, que cresce entrelaçado a árvores de angico gurucaia de aproximadamente 300 anos, com 26 metros de altura e 3,5 metros de circunferência.
 

As caminhadas, de até duas horas de duração, pedem o uso de roupas e calçados adequados.

A visita pode ser feita de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, aos domingos, das 8h às 12h e às segundas, das 14h30 às 16h30.

 

Mais informações: www.turismoitaipu.com.br

Brasil: 0800 645 4645 / reservas@turismoitaipu.com.br



Galeria

Compartilhe

Qual sua opinião sobre este atrativo de Foz Iguaçu? Diga nas redes sociais:

Parceria
FOZ DO IGUAÇU DESTINO DO MUNDO | Política de privacidade | Desenvolvido com Drupal 6.1 IMAM