Usina Hidrelétrica de Itaipu 2017-07-07T07:33:23+00:00

LÍDER MUNDIAL EM ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

No momento em que em todo o planeta registram-se os efeitos das mudanças climáticas causadas pelos gases de efeito estufa, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é um exemplo concreto — e poderoso símbolo — das vantagens da energia limpa e renovável. Gigante em tamanho, geração acumulada e em vários outros aspectos, essa obra conjunta de brasileiros e paraguaios é uma das sete maravilhas da engenharia, de acordo com a Associação de Engenharia Civil dos Estados Unidos.  E um verdadeiro sucesso de público e de crítica.

Um lugar onde admirar e aprender

Em seus 42 anos de história a usina já foi visitada por mais de 20 milhões de pessoas, que encontraram em seus vários roteiros e atrações muitos motivos para admirar e aprender. Líder global em produção de energia limpa e renovável, Itaipu gerou mais de 2,4 bilhões de MWh (megawatts/hora) desde o início de sua operação, em 1984. Itaipu é essencial para manter a matriz de energia elétrica brasileira como uma das mais limpas do mundo, hoje em sua maior parte (63%) de origem hidráulica. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a usina fornece cerca de 15% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai.

0
estádios de futebol como o do Maracanã poderiam ser construídos com os 12,3 milhões de me-tros cúbicos de concreto usados para erguer Itaipu.
0
estruturas como a Torre Eiffel, de Paris, poderiam ser construídas com o aço e o ferro consumidos nas obras da usina.

Reserve um dia inteiro para Itaipu

Graças a um amplo programa turístico é possível não só conhecer em detalhe a Usina de Itaipu mas também fotografar e filmar suas instalações. Ao todo são oito opções de passeios. Se puder, reserve um dia inteiro para conhecer a usina por dentro, caminhar pelo santuário ecológico criado para abrigar animais e plantas que foram salvos da área onde se formaria o grande reservatório, passear de barco no lago ao pôr do sol e, se for sexta-feira ou sábado, testemunhar o show de luzes iluminando a barragem.

Fique por dentro da usina

Para quem quer conhecer Itaipu por dentro e sentir a vibração nas paredes internas da barragem, que se assemelham a enormes catedrais, o passeio mais indicado é o CIRCUITO ESPECIAL. Começa com a exibição de um filme sobre Itaipu e prossegue por seus principais pontos externos e internos. Veja uma das turbinas muito de perto, funcionando plenamente, e imagine a força da água capaz de movimentar as 1.700 toneladas do rotor que gira a poucos metros do visitante. Esse circuito é premiado pelo Ministério do Turismo como uma das melhores práticas em atrativos turísticos. (Duração média: 2h30)

0m
é a altura máxima da barragem. Equivale a um edifício de 65 andares. Sua extensão é de 7.919 metros.
0mi
de mudas de árvores nativas foram plantadas na faixa de proteção do reservatório, no maior reflorestamento do gênero já feito no planeta.

Aproveite as melhores vistas

Os ônibus de dois andares (double deckers) proporcionam maior acessibilidade a portadores de necessidades especiais e melhores condições para quem quer fotografar e filmar. A VISITA PANORÂMICA também começa com um filme e depois prossegue pelos principais cartões-postais dessa maravilha da engenharia. Há várias paradas, algumas delas com tempo livre. (Duração média: 1h30)

Testemunhe o show de luzes

Ver a imensa barragem nas visitas diurnas já é impressionante. Mas visitá-la na escuridão da noite para testemunhar a sua “entrada em cena” em meio a um verdadeiro show de luzes, é uma experiência ainda mais marcante. O espetáculo da ILUMINAÇÃO DA BARRAGEM começa com um vídeo no mirante central, prossegue com narração empolgante e música especialmente composta e chega ao clímax quando mais de 850 potentes refletores e luminárias expõem o conjunto e sua luminosa grandeza. O passeio a seguir, pela barragem iluminada e refletida na água, costuma render fotografias muito interessantes. (Duração média: 1h30)

0bi
de MWh é a produção acumulada por Itaipu desde sua inauguração, em 1984. Permanece um recorde mundial.
0milhões
MWh/ano é o recorde de produção atingido por Itaipu em 2013. Foi batido em 2014 quando a usina chinesa de Três Gargantas produziu 98,8 milhões MWh/ano.
0km²
é o tamanho do lago formado pelo reservatório de Itaipu, extensão maior do que toda a área urbana da cidade de São Paulo

Caminhe num santuário da fauna e flora

Quando fecharam-se as comportas para formar o Lago de de Itaipu, em 1982, calculava-se que o reservatório — maior do que a área urbana de São Paulo — estaria cheio em três meses. Mas o fenômeno El Niño trouxe uma chuva sem igual e tratou de enchê-lo em apenas duas semanas. Foi necessário montar uma estratégia parecida com a da Arca de Noé para resgatar rapidamente milhares de espécimes animais e vegetais nas áreas que estavam sendo inundadas. Era a operação “Mymba kuera”, ou “pega-bicho”, em guarani. A área criada para recebê-los é o REFÚGIO BIOLÓGICO BELA VISTA, um dos santuários para proteção de vida selvagem que a usina implantou em torno do lago. Só que este tornou-se um centro de pesquisa para a produção de mudas florestais, recuperação de matas degradadas e reprodução de animais silvestres em cativeiro. Hoje é uma unidade de proteção e educação ambiental como poucas no país. Abriga quase mil espécies vegetais. Vale a pena percorrer seus cerca de 2 quilômetros de trilhas planas e bem cuidadas e conhecer a história pela narração dos bem preparados guias. Há dezenas de espécies animais expostas em recintos, como jacaré-de-papo-amarelo, onça-pintada, macaco-prego, quati, tamanduá, serpentes muitas aves. Também funciona como hospital para animais silvestres. Entre os seus bem-sucedidos casos de reprodução em cativeiro está o imponente gavião-real ou harpia (Harpia harpyia), bela e frágil ave de rapina ameaçada de extinção. (Duração média: 2h30)

Conheça Itaipu desde sua pré-história

O ECOMUSEU usa recursos de multimídia e interatividade para contar a história de Itaipu. São dezenas de módulos com linguagens e temáticas variadas, que contribuem para dar ritmo e variedade à visita. O acervo permanente aborda desde a pré-história na região, exibindo inclusive material arqueológico coletado em áreas que seriam inundadas pelo reservatório, até uma série de maquetes retratando as principais fases de construção da usina e seu impacto. Milhares de fotos 3×4 compõem um painel que homenageia os operários que construíram a hidrelétrica. Uma enorme maquete de 76 metros quadrados reproduz, numa escala de 1 para 25.000, a região da tríplice fronteira com Brasil, Paraguai e Argentina, as cataratas, os parques nacionais e os municípios à margem do lago. Também abriga exposições temporárias sobre temas históricos e naturais da região.

Observe planetas, estrelas e galáxias

Poucos conjuntos do gênero em todo o mundo integram planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu como o faz o POLO ASTRONÔMICO CASIMIRO MONTENEGRO FILHO. Sua missão é difundir o conhecimento de astronomia e ciências relacionadas. E procura fazer isso de maneira divertida. O planetário exibe curiosas sessões temáticas, que são trocadas de acordo com a época do ano. Também é possível visualizar um céu estrelado virtual de qualquer latitude ou horário. No observatório, com três telescópios (entre eles um Schmidt-Cassegrain de 280 mm) e cúpula de seis metros de diâmetro, os objetos de observação incluem a Lua, planetas, aglomerados estelares e galáxias. Réplicas em escala reduzida de sondas e naves espaciais, protótipos de planetas e simuladores do sistema solar são expostos no Espaço Universo. Entre as várias atividades práticas oferecidas, pode-se aprender a identificar os variados tipos de astros visíveis. (Duração média: 2h30)

Dirija um carro do futuro

Leve sua carteira de habilitação e experimente conduzir um carro elétrico, silencioso, não poluente e construído com tecnologia nacional. Ao volante de um dos protótipos do Projeto Veículo Elétrico você poderá fazer hoje algo que tende a se tornar cada vez mais comum num futuro não muito distante. No Japão já existem mais estações para carregar as baterias de carros elétricos do que postos de gasolina. Um dia isso poderá ser realidade aqui também. Você pode levar até dois convidados no TEST DRIVE DE VEÍCULO ELÉTRICO. (Duração média: 1h30)

Navegue por um lago inesquecível

O céu claro que emoldura o espetáculo das Cataratas tem grande efeito sobre as águas plácidas do enorme Lago de Itaipu. Observá-lo de dentro do próprio lago, a bordo de um barco catamaran, é uma dessas experiências para guardar na memória emocional. O Kattamaram é um barco confortável, com 35 metros de comprimento, capacidade para 200 pessoas, convés coberto e bar. Há quatro passeios diários, iniciando desde a manhã. Na sexta-feira e no sábado sai também para um passeio noturno, logo depois da apresentação da Iluminação da Barragem. O horário mais apreciado costuma ser o pôr do sol, embalado por trilha sonora ao vivo, às vezes um inesquecível solo de saxofone. (Duração média: 1h)

Voltar

Receba nossa Newsletter