Com apoio de Itaipu, canoagem brilha no Pan 20.07.2015

Com apoio de Itaipu, canoagem brilha no Pan

Meninos do Lago conquistam três das cinco medalhas brasileiras, no Canadá.

 

A canoísta Ana Sátila entrou para a história do esporte brasileiro, neste domingo (19), ao conquistar a primeira medalha de ouro feminina do Brasil na canoagem em Jogos Pan-Americanos. Integrante do Instituto Meninos do Lago (Imel) e da seleção permanente de canoagem slalom, que treina no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, ela venceu a prova de C1 (canoa simples), no Canadá. Até então, o País sequer tinha pódios femininos na modalidade.

 

Ana também trouxe a prata no K1 (caiaque simples). O iguaçuense Felipe Borges da Silva, participante do Projeto Meninos do Lago, foi outro atleta apoiado pela Itaipu a garantir lugar no pódio, com o terceiro lugar no C1.

 

Com o resultado, três das cinco medalhas da canoagem slalom brasileira no Pan do Canadá foram conquistadas por atletas Meninos do Lago, uma pelo Instituto e dois pelo Programa – que levam o mesmo nome e são mantidos pela Itaipu Binacional.

 

O resultado geral foi considerado excelente pela comissão técnica: a canoagem slalom brasileria conquistou pódio em todas as categorias disputadas. Foram, no total, um ouro, três pratas e um bronze.

 

Considerando também outras modalidades da canoagem (como a velocidade), o esporte se consagrou no Canadá como uma das maiores forças do Brasil no Pan-americano, com a conquista de três medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze.

 

O instituto e o projeto

 

Resultado de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem e a Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), o Projeto Meninos do Lago começou em 2008, com o objetivo incentivar a prática do esporte e a formação de atletas de alto rendimento que possam representar o País em competições internacionais.

 

Atualmente, oferece 120 vagas para a prática da canoagem slalom, no Canal Itaipu, a crianças e jovens matriculados em escolas públicas de Foz do Iguaçu. O projeto tem ajudado no fortalecimento da canoagem slalom do Brasil, com a formação de novos atletas e a elevação do nível técnico dos canoístas brasileiros.

 

O Imel é uma entidade de prática desportiva fundada em 2011 para representar os atletas do Projeto Meninos do Lago e canoístas de Foz do Iguaçu – inclusive os integrantes da seleção brasileira permanente, que tem sede na cidade – em competições nacionais e internacionais. O instituto se consolidou como a principal escola de canoagem slalom do Brasil e vem dominando o Ranking Nacional da Confederação Brasileira desde 2010.

Más Noticias
ASOCIACIÓN
FOZ DO IGUAZÚ DESTINO DEL MUNDO | Política de privacidad | Sitio elaborado con Drupal 6.1 IMAM