Inaugurado em 1903 e recentemente remodelado, o Marco das Três Fronteiras é visita obrigatória para quem deseja entender melhor e, assim, poder aproveitar ainda mais as maravilhas da região.
Primeiro pelo privilégio de usufruir a visão simultânea dos rios Iguaçu e Paraná que, naquele exato local, fazem a fronteira líquida entre Brasil, Paraguai e Argentina. Depois, pela série de outros interessantíssimos atrativos que o lugar oferece ao turista.
Centro de Visitantes.
Confortável estrutura de apoio ao turista, com informações em espanhol, português e inglês, em uma bela área de 700 m², inspirada na impressionante arquitetura das Missões Jesuíticas.
Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas.
Uma emocionante imersão na saga histórica dos padres jesuítas e índios que habitaram a região nos séculos XVI e XVII e, juntos, criaram uma cultura única em todo o mundo.
Memorial Cabeza de Vaca.
Interessantíssima instalação que celebra a coragem e a determinação do grande navegante, explorador e aventureiro espanhol, primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu, em 1542.
Restaurante, bar e lanchonete Cabeza de Vaca.
Experimente as delícias da culinária local no restaurante, bar e lanchonete Cabeza de Vaca. Uma dica: garanta um lugar na varanda para curtir uma incrível panorâmica dos rios gigantes e, no final da tarde, contemplar o pôr do sol que, sozinho, já valeria o passeio.
Aproveite para admirar o belo mural que recria artisticamente a linha do tempo da região, destacando a história, a geografia, os habitantes originais e as cataratas, até desembocar na construção da Ponte da Amizade e da Usina de Itaipu.
Mais, muito mais.
Em torno do centenário Obelisco, um show de jatos d’água, luzes e cores. Para as crianças, um playground com brinquedoscriativos e muitas atividades para a criançada. No píer você pode embarcar para passeios pelas águas dos grandes rios.
No fim, leve presentes e lembranças muito especiais da loja de suvenires: roupas, chapéus, chaveiros e esculturas, entre muitos outros produtos.
E mais as constantes surpresas e novidades que Foz do Iguaçu está sempre preparando para receber você com todo o carinho.
CURIOSIDADES
- Visto do alto, o obelisco do lado brasileiro da fronteira forma um triângulo perfeito com os seus congêneres do Paraguai e da Argentina.
- Símbolo da origem de Foz do Iguaçu, o obelisco foi construído em 1903, na Colônia Militar de Vila Iguassu, fundada para promover e facilitar o processo de povoamento da região, no final do século XIX.
- Um dos raros registros fotográficos da Coluna Prestes, movimento revolucionário que percorreu 25 mil km no interior do Brasil, tem como cenário o obelisco e, ao fundo, o Rio Paraná. Um grupo de soldados-cidadão, como eram chamados, aparece perfilado, com suas espingardas em riste, paralelas ao monumento.
- O Marco das Três Fronteiras já foi palco de reuniões e eventos ligados ao Mercosul.
- Em breve o Marco terá torres temáticas com mirantes de observação, ligadas entre si por passarelas aéreas e um sofisticado sistema de iluminação sobre jatos d’água no rio.