Fundo Iguaçu e a Expourense assinam termo de compromisso para a realização da Termatália 2018

2017-08-16T19:44:25+00:00 26 julho, 2017|

O evento deverá reunir em Foz representantes de aproximadamente 40 países.

Nesta quinta-feira, 27, O Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, e a Expourense assinam, na sala VIP, do Centro de Recepção de Visitante da Itaipu, às 9h, o termo de compromisso para a realização da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-Estar, a Termatalia 2018, em Foz do Iguaçu. O evento deverá reunir em Foz representantes de aproximadamente 40 países.

A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna. O documento será assinado pelo conselheiro e vice-presidente Executivo da Ordem do Caminho de Santiago e diretor da Expourense, Alejandro Rubín Carballo, e pelo secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Depois da assinatura, haverá coletiva de imprensa. A programação prossegue com uma reunião reservada e, na sequência, visita das autoridades às instalações da usina.

O anúncio da escolha de Foz como sede do evento foi feito oficialmente em abril do ano passado pelo governo da Província de Ourense, que pertence à comunidade autônoma da Galícia, na Espanha. Na ocasião, a vice-governadora comemorou o anúncio como uma grande conquista para o Paraná.

“Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos da América do Sul e possui todos os requisitos para receber bem os participantes do evento e ampliar as discussões sobre a exploração sustentável da água”, disse naquela ocasião.

Cida Borghetti foi uma das principais defensoras da candidatura de Foz do Iguaçu. No fim de 2015, ela recebeu em seu gabinete, no Palácio Iguaçu, o governador de Ourense, Manuel Baltar, para tratar do assunto.

Além da feira, Foz do Iguaçu sediará também o Fórum Água e Termalismo, em parceria com a Universidade de Vigo; o Concurso Mundial de Águas Minerais; e o Capítulo Extraordinário da milenar Ordem do Caminho de Santiago, com a investidura de cavaleiros e damas (defensores do Caminho e protetores dos peregrinos).

Foz das águas
Foz do Iguaçu é uma cidade “cujos principais recursos econômicos estão estreitamente vinculados à água”: a usina de Itaipu, “a maior do mundo em geração de energia”, e “as famosas Cataratas do Iguaçu”.

Além disso, a região da Bacia do Rio Paraná está assentada sobre o Aquífero Guarani, considerado o maior reservatório de água potável do mundo, utilizado por vários centros hidrotermais, por suas propriedades terapêuticas.

Deixe seu Comentário