Foz do Iguaçu conta agora com um Observatório de Turismo.
Afinal, quantos turistas Foz do Iguaçu recebe durante um ano inteiro? Pelos indicadores utilizados atualmente, são cerca de 2,5 milhões de visitantes. Mas, pela ocupação média dos leitos que a cidade oferece, considerando ainda os turistas que se hospedam em Puerto Iguazú, Ciudad del Este e em cidades vizinhas, o número pode ser bem maior.
Para o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento, a metodologia utilizada atualmente é defasada e precisa ser revista. E é este o objetivo do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu, criado nesta quinta-feira (27), que conta com apoio do Ministério do Turismo e terá o aval da Organização Mundial do Turismo (OMT).
O observatório, que será operado pela secretaria, em parceria com Instituto Polo Internacional Iguassu, Sebrae e Centro Universitário UDC, adotará metodologia moderna para os estudos da demanda turística, segundo o secretário, e analisará os números das pesquisas de maneira sistemática.
Segundo Jaime Nascimento, a metodologia que vinha sendo empregada na cidade, utilizada pela Secretaria de Turismo do Paraná, “não reflete com clareza o que é a demanda turística de Foz do Iguaçu”.
Na verdade, ele explica que Foz já faz pesquisas há bastante tempo, mas, com o observatório, poderá aperfeiçoar as metodologias, principalmente pela parceria com a UDC.
Cidades como São Paulo e Florianópolis contam com observatórios, que fazem estudos sobre o comportamento do turismo, contribuindo para tornar o destino melhor tanto para turistas quanto para os próprios moradores.